Não há quem possa negar o quão importante é a boa gestão de equipe dentro de uma empresa. É um aspecto que deveria estar no DNA de todas as organizações, da mesma forma que está em uma consultoria de gestão de pessoas como o Tuba Lyra.
Uma equipe bem gerida envolve muito tempo de maturação e investimentos em qualificação para competências de liderança que vão além de monitorar e avaliar resultados individuais e de grupo, gerenciar cronogramas e administrar o ambiente.
Cada equipe é um organismo vivo e único na empresa, funcionando em um sistema de engrenagens próprio, o que confere à boa gestão uma responsabilidade ainda maior.
O Blog do Tuba vai falar sobre a importância de uma gestão eficiente de equipe para obter os melhores resultados!
Gestão de equipe e gestão de pessoas são a mesma coisa?
À primeira vista, percebemos claramente as diferenças entre gestão de pessoas e gestão de equipe, porém existem dúvidas sobre o papel de cada uma na empresa, como e se uma interfere na outra.
O que é gestão de equipe?
Gestão de equipe é o conjunto de ações, métodos e decisões voltadas a liderar e supervisionar um grupo de pessoas que trabalham juntas em busca de um objetivo comum e segmentado dentro da organização.
Esse trabalho envolve uma série de responsabilidades, dentre as quais estão:
- Propagar as normas e os valores corporativos;
- Definir metas individuais e de grupo;
- Definir processos e procedimentos;
- Estabelecer metas, definir papéis e responsabilidades individuais;
- Resolver conflitos;
- Acompanhar, medir e dar feedbacks positivos;
- Estimular e motivar os funcionários;
- Promover a qualificação contínua através de treinamento corporativo.
O que é gestão de pessoas?
Gestão de pessoas é o conjunto de estratégias corporativas de recrutamento e seleção, motivação, treinamento, desenvolvimento e retenção dos colaboradores, objetivando um clima organizacional harmonioso, promover a diversidade e a inclusão e desenvolver programas de reconhecimento.
Podemos dizer que são gestões complementares e que gerir equipes depende muito das definições da empresa sobre como ela quer gerir pessoas, em um conceito mais amplo.
Como um chefe ruim pode afetar a sua empresa?
Qual a importância do líder em uma boa gestão de equipe?
O líder desempenha um papel central no gerenciamento de uma equipe e não apenas por atuar em uma posição de comando, mas pelos efeitos de suas ações no humor e nos resultados da equipe.
A capacidade de liderança exerce um impacto significativo na performance dos liderados, pelo conhecimento profundo das rotinas, pela competência técnica para administrar os trabalhos e pela postura de líder que inspira e motiva.
Quais as principais responsabilidades da liderança na gestão eficaz?
- O líder orienta claramente as pessoas sobre metas e objetivos, expectativas de desempenho, a importância e o propósito individual do trabalho e a dimensão dos resultados da equipe para a organização;
- O líder motiva sua equipe, reconhece as conquistas individuais, gera feedbacks construtivos e tem empatia com as dificuldades dos liderados. Com isso, ele reforça o espírito de grupo e aumenta o comprometimento de todos com os objetivos da equipe e da organização;
- O líder estimula habilidades e talentos em um ambiente de contínuo aprendizado e oferece oportunidades de desenvolvimento aos liderados para assumir responsabilidades maiores e crescer na empresa;
Para desenvolver essas e outras responsabilidades, é preciso investir em treinamento de liderança, onde o profissional terá contato com todas as competências e habilidades necessárias e desenvolverá uma liderança construtiva, com amplas chances de sucesso.
Qual a importância de uma gestão de equipe eficaz?
A gestão eficaz de equipe representa um papel essencial para motivar, engajar e tornar os liderados mais produtivos. Veja alguns motivos para investir na boa gestão.
Elevar o nível de qualificação e de desempenho
Pessoas estão em contínuo processo de aprendizado, seja para aperfeiçoar o desempenho na função atual ou para assumir uma posição superior. Os programas de desenvolvimento permitem que elas elevem os conhecimentos, entreguem resultados cada vez melhores e se sintam estimulados a almejar novos desafios na empresa.
Criar um ambiente de trabalho saudável
A gestão positiva de equipe, com suas ações voltadas ao reconhecimento e ao desenvolvimento e a postura empática a cada funcionário, promove um clima de respeito e colaboração mútua, gerando um ciclo virtuoso que envolve satisfação profissional e melhoria dos resultados.
Reter talentos com mais eficiência
Em um ambiente confortável e estimulante para os colaboradores, o turnover é menor e isso traz uma série de pontos positivos, entre eles:
- Preservar a fluidez dos trabalhos;
- Alcançar metas individuais e de equipe mais arrojadas;
- Reforçar a sinergia entre os colaboradores;
- Economizar com custos de contratação de novos funcionários.
Estimular a proatividade e a criatividade
Uma equipe satisfeita, engajada e mais comprometida com os resultados tende a ser mais criativa na busca de soluções para as questões do dia a dia. O bom gestor estimula as novas ideias e o principal: sem julgamentos.
O importante é estimular a postura proativa diante dos desafios, que eleva o nível das discussões e a qualidade das soluções, além de provocar o maior envolvimento de todos para a execução.
A qualificação permanente produz os maiores e melhores impactos nas entregas dos funcionários, na motivação das equipes, na gestão de pessoas e nos resultados da empresa.
É a base para o sucesso!
Tuba Lyra é um apaixonado por vendas e gestão de pessoas, pelas histórias delas e por ajudá-las a crescer em suas trajetórias profissionais e de vida.
Quer saber como o seu negócio pode ir mais longe e de forma consistente e sustentável?
Venha conhecer o meu trabalho de consultoria de gestão de pessoas.
E juntos escreveremos uma história ainda mais rica na sua empresa!